07
Out
08

Cheiro a peixe podre

Canto das Sereias

Canto das Sereias

«Antecipo que iremos ser todos muito criticados. Os velhos do Restelo não se vão embora. O que é preciso é continuar a haver a ambição dos Gamas», disse António Costa na cerimónia de arranque das obras do centro, que se situa num lugar simbólico, de onde os portugueses partiram para os Descobrimentos. O autarca admitiu que, inicialmente, os responsáveis da Câmara se «assustaram» com a ideia de construir um edifício à beira Tejo, que obrigou à suspensão do Plano Director Municipal (PDM).
O primeiro-ministro, também presente na cerimónia, considerou que o centro vai dar um contributo para «transformar Lisboa e Portugal numa cidade e num país mais cosmopolita e mais abertos às tendências internacionais». «Ao iniciarmos a construção de um centro de investigação» num aniversário da implementação da República, «estamos a homenagear o ideal da valorização da instrução, como os primeiros republicanos sempre valorizaram», disse José Sócrates.

A história da Doca Pesca à muito que cheira a peixe podre por todos os lados. Primeiro encerraram-na e mandaram para o desemprego os trabalhadores em nome de uma famosa regata que se deveria ir realizar em Lisboa. Só isto já era aberrante, mas acabou por não haver nem regata nem trabalho para aquela gente.
Todos sabemos como apetecível é a orla marítima do Tejo, como muitos adoravam encher aquela área de prédios que valeriam milhões e milhões. Já conseguiram encaixar um hotel em Belém e agora ofereceram um terreno com vista para o Bugio à amiga Leonor Beleza, ou antes aos milhões que o Champalimaud lhe deixou de prenda.
Posso ser um velho do Restelo e tem razão o Costa, não me vou embora nem vou deixar de dizer que construir junto ao rio devia ser totalmente proibido. E, pelos vistos até devia ser, mas como quem faz as regras, quem gere o PDM são os mesmos que decidem que obras aprovar, não há proibição que nos valha. Argumentam que é um centro de excelência, que vai fazer de Lisboa uma cidade moderna e mais cosmopolita, que só estas cidades progredirão no século XXI, mas porra, se o centro fosse construído na Brandoa ou em Camarate não servia para os mesmos efeitos. Porque raio tem de ser construído entre as pessoas e o rio, porque tem de ter vista para o mar.
Quanto à idéia de ligar a obra às comemorações da República nem digo nada pois a parvoíce fala por si. Que raio tem uma coisa a ver com a outra?


3 Responses to “Cheiro a peixe podre”


  1. Junho 18, 2010 às 21:59

    nao prestam os homens mas sim as mulheresxd

  2. 3 deia
    Maio 7, 2011 às 21:41

    O MEU DEUS CREDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


Indignados Lisboa

Blog Stats

  • 716.827 hits


%d bloggers like this: