Hoje, uma vez mais lá vou eu passear-me a descer a Avenida em mais esta jornada de luta. Vou porque é a “luta” que temos, é a luta que aqueles que estão à frente das organizações, que a democracia construiu, para lutar e defender os direitos de quem trabalha. Direitos conquistádos em séculos de luta e onde muitos pagaram com a morte a defesa dos seus ideais. Mereciam que nós hoje fossemos mais dignos e mais corajosos na sua defesa. Mereciam lutas bem mais efectivas. Mereciam eles e mereciam os nossos filhos um mundo melhor que aquqle que lhes vamos legar. Como ainda não são, lá vou eu descer a Avenida.
29
Set
10
O senhor que gere este blogue que costuma chamar sempre de passeios às manif’s da CGTP (no seu pleno direito), poderia dizer o que a CGTP deveria fazer.
Ficavamos todos a aprender.
AB
Claro que posso. Hoje poderiamos ter feito uma greve geral em conjunto com os nossos vizinhos espanhois. Mas, isso tudo seriam lutas pifias para aquilo que é necessário. O sistema está podre por dentro e todos os que vivem nele e dele nada fazem para o mudar. Não com meros discursos ou pequenas medidas. Os sindicatos deviam exigir que o país não aceitasse a entrada de produtos vindos de países sem direitos laborais, sem lei de trabalho, com trabalho infantil, etc. Como se pode concorrer com essa gente sem perdermos também nós esses direitos? Como é possivel aplicar uma politica de justiça quando estamos somos governados por um sistema capilatista imposto pela união europeia?
Não sou economista nem profissional do sindicalismo, por iso deixo aos especialistas que nos apresentem outras soluções. Ou, se não as têm, que o digam e passem a pasta a outros.