Uma associação francesa está em Portugal para recrutar todo o tipo de profissionais das áreas médica e paramédica. O objectivo é preencher vagas em instituições públicas e privadas francesas. Mais de 700 médicos e enfermeiros portugueses já se mostraram interessados em trabalhar em França onde estes profissionais poderão ganhar €3.900 mensais em França. (Um jovem diplomado, em Portugal, pode ganhar €2.000 brutos).
Segundo a Lusa, estão a decorrer, também em Lisboa, outros recrutamentos para profissionais de saúde, neste caso para o Norte da Europa.Depois de a Jerónimo Martins ter aceite o desafio do Passos Coelho e ter feito emigrar a sua sede fiscal para a Holanda, é agora a vez dos médicos fazerem as malas e partirem. Se a isto juntarmos a quantidade de médicos que têm pedido a reforma antecipada para escapar às medidas de austeridade do governo sobre os pensionistas, quem ouviu o Paulo Macedo afirmar na véspera que espera cumprir com a promessa eleitoral de, no fim da legislatura, todos os portugueses terem um médico de família, tem de ficar desconfiado das palavras do Ministro.
Custa entender esta política de exportar os nossos jovens mais qualificados e em que Portugal investiu milhões de euros. É que mesmo estando Portugal condenado a transformar-se no INATEL da Europa, ainda há serviços qualificados que quem vier a banhos vai exigir. Não vai bastar termos sopeiras e homens do lixo e por este andar nem esses vão ficar por cá.
20
Jan
12
1 Resposta to “A saúde está de partida”