09
Jun
12

Espanha “colhida” pela Troika

A agência norte-americana  de notação financeira Fitch decidiu cortar o ‘rating’ da dívida espanhola em três níveis. Espanha passa assim de ‘A’ (nível máximo) para ‘BBB’, apenas dois níveis acima da classificação considerada ‘lixo’. “Os custos orçamentais da reestruturação e recapitalização do sector bancário espanhol é agora estimado pela Ficth em cerca de 60 mil milhões de euros”, o que corresponde a 6% do produto interno bruto (PIB) espanhol, nota a agência em comunicado. No mesmo documento a Fitch admite que este valor possa ascender a “100 mil milhões de euros (9% do PIB) num cenário mais severo”.

Há dois anos, pressionada pelos mercados, foi a Grécia, um ano depois Portugal e agora passado mais uma ano chegou a vez da Espanha que não deve aguentar muito mais tempo sem ter de pedir ajuda financeira e assim cair nas malhas da Troika. A história repete-se, as soluções são as mesmas assim como as consequências; austeridade, ataque ao estado social e aos direitos para que os principais responsáveis pelo descalabro, a banca, seja de novo financiada.


2 Responses to “Espanha “colhida” pela Troika”


  1. Junho 9, 2012 às 09:53

    Não sou economista, nem aspirante a……, limito-me a gerir os parcos tostões que vou ganhando honestamente.

    Mas parece-me que esta coisa das agências de notação financeira, todas elas norte-americanas, cheira-me mal. Quanto a mim, está em preparação a tentativa de supressão do euro face ao dólar americano, desde o tal subprime começado em 2006, atingiu o cume em 2008 e está agora e para continuar, a dar os seus frutos. Ou seja, os USA’s tentam a todo o custo e de forma maquiavélica, voltar a controlar a economia mundial através da sua moeda (dólar) , pois a sua supremacia estava a decair, nomeadamente em ralação à própria Europa como em relação à China e outras economias emergentes, pois o Euro estava a substituir a moeda americana na maioria das grandes transacções.

    Claro, para os USA’s a crise na Europa é ouro para eles, pois como sabes, o capitalismo rege-se por regras de conflito, ou seja, para prevalecer a tua ideia e poder tens de aniquilar o teu parceiro/adversário. Penso que é isto que está a acontecer actualmente.

    Abraço e bom fim de semana

  2. 2 celaya
    Junho 10, 2012 às 13:08

    ¿Toureiro galego?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: