04
Ago
12

O Rio é um FdP

A polémica estalou há alguns meses, quando o guia de restauração Porto Menu, uma distribuição gratuita, lançou uma edição onde, na capa, se podia ler «Rio és um FDP». O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, sentindo que esta era uma crítica dirigida à sua pessoa, instaurou um processo contra a revista em causa e retirou-a de todos os espaços municipais. «FDP» pode ser interpretado como a abreviatura de uma injúria popular, bastante ofensiva.
Na altura o editor da publicação, Manuel Leitão, disse que «ali não se falava em presidente do Porto nenhum». «Que eu saiba «Rio» é um substantivo próprio que significa um curso de água e o resto são três iniciais, um verbo e um artigo», afirmou.
Manuel Leitão esclareceu agora, no entanto, que com aquelas iniciais queria apenas dizer que Rui Rio era um «Fanático dos Popós».
A propósito de tudo isto o presidente da CM do Porto esteve hoje no Palácio da Justiça, para prestar esclarecimentos sobre o processo. A juíza Lina Baptista perguntou ao autarca se tinha «uma paixão profunda por automóveis», ao que Rio respondeu simplesmente com um «Não», garantindo que nunca tinha ouvido «esse disparate».
À saída do tribunal o líder da Câmara da Invicta mostrou-se agastado com o processo e desiludido com o «estado da justiça portuguesa». «Estou triste pela forma como o tribunal está a tratar disto. É um exemplo da justiça portuguesa. Há três ou quatro anos, este tribunal considerou que chamar energúmeno ao presidente da Câmara era um ato de liberdade de expressão. Por isso, hoje, vem aqui um energúmeno dizer se é um fanático dos popós», afirmou.
Acabaram-se as duvidas, o Rui Rio não é um F(anático) D(os) P(ópós). Agora só falta saber se o FDP seria de Filho do Povo ou Filho da Puta. Se já houve quem lhe chamasse de energúmeno, se nos lembrarmos do caso da Escola da Fontinha, do Bairro do Aleixo, do Coliseu do Porto, etc., então o Povo não deve ser quem é para aqui chamado.
Anúncios

0 Responses to “O Rio é um FdP”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Indignados Lisboa

Blog Stats

  • 698,848 hits


%d bloggers like this: