01
Out
11

Demo Crato

O Governo decidiu suspender a entrega do prémio de 500 euros aos melhores alunos do ensino secundário de vários cursos, noticiou o jornal Público. O cheque deveria ser entregue depois de amanhã, numa cerimónia designada «Dia do Diploma», e alguns alunos já tinham sido avisados. Agora, o Governo propõe que estes alunos escolham projetos de apoio a famílias carenciadas ou outros estudantes, previamente selecionados, a quem entregar o seu prémio de mérito. O Ministério da Educação sublinha que esta alteração pretende incentivar a “solidariedade” dos melhores alunos do ensino secundário.

Não sou um adepto da meritocracia como solução para todos os males, não por não reconhecer o mérito a quem o merece, mas por rebaixar os que não conseguem atingir esse patamar, por maior que também seja o seu mérito. Talvez este prémio até nunca devesse ter existido, mas não é isso que está aqui em causa, o problema é retirarem a um jovem um prémio que lhe tinha sido prometido e tinha ganho. Quantas vezes já terão sonhado com o que iam comprar com esses 500 euros? De repente, tiram-lhe o prémio e “magnanimamente” deixam-no escolher a que “pobrezinho” vai dar esse dinheiro. A solidariedade não se incentiva à força nem se impõe à custa de sonhos.


3 Responses to “Demo Crato”


  1. Outubro 1, 2011 às 15:42

    Por mim escolhia o aluno mais burro para dar os 500 aerios…

  2. 2 wehavekaosinthegarden
    Outubro 2, 2011 às 12:07

    Infelizmente é quem ganha sempre os prémios é o Ministro mais filho da mãe

  3. Outubro 2, 2011 às 21:28

    Concordo em absoluto. Este tipo de prémios apenas institui e fomenta uma cultura de discriminação. Quantas vezes, um desgraçado, que apenas conseguiu os mínimos, não teve muito mais mérito do que aquele que, sem esforço, atingiu os máximos. Mas o que o senhor doutor fez foi muito feio. Quando era pequeno, sempre ouvi dizer o que escreveu: quem dá e tira ao inferno vai parar. O senhor doutor podia simplesmente anunciar que o prémio iria terminar e dedicar-se, depois, à demonstração matemática de como menos pode ser mais.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


Indignados Lisboa
Outubro 2011
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Blog Stats

  • 722.037 hits


%d bloggers like this: